quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Acampamento dos Impérios

Nesse feriado a Alcateia fez seu acampamento em um sítio muito bonito, e próprio para as atividades dos lobinhos. Haviam duas metas para esse acampamento: alguns objetivos para progressão pessoal, e concluir os objetivos da IMMA.

Foi criada uma temática sobre três civilizações extintas (astecas, maias e incas) e adicionados os indígenas brasileiros. 

Cada Chefe ficou com uma matilha: Akelá com indígenas, Baloo com incas, Kaa com astecas e Kotick com maias. Foi feito um sorteio para divisão das tribos e a primeira tarefa dos lobos foram se caracterizar conforme essas civilizações.

Pose básica dos Astecas
Indígenas Brasileiros (só meninos !!!)
Olha a cara de mau dos Incas
Os maias no Gangnam Style
Depois da customização, cada tribo fez um trabalho manual: indígenas fizeram ocas, astecas montaram uma pirâmide com palito de picolé, maias montaram pontes (também com palito de picolé) e os incas se lambuzaram cada um enfeitando um balão com colagem de pedaços de revista.
Indiarada concentrada nas explicações
Começou a melecagem
Agora é só concentração com os palitos de picolé
Que ocas espertas !!!
À medida que os lobos foram terminando, eles ganharam outra tarefa: escrever em uma ficha uma oração. Antes de cada refeição, Akelá escolhia um conjunto de orações, e entregava aos seus autores para lerem. Com isso, todos fizeram pelo menos uma oração durante o acampamento.

Realizadas essas tarefa, foi aplicada uma base da IMMA, com o objetivo 2: "o habitat natural deve ser suficiente para a sobrevivência das espécies". Primeiro foram relembradas todas as atividades já realizadas no ano para a IMMA. Depois, os lobos ficaram descalços, e com os olhos vendados. Em fila indiana, sendo conduzidos pela Kotick, passearam por várias áreas do sítio. No final, um bate-papo sobre as sensações e os sons do passeio.

A armadura Inca até serviu como uma mesa
Que delícia caminhar descalço no sítio
Hora da discussão
O almoço foi uma feijoada preparada pelos pais da Thais e do Rafael Paul. DELÍCIA !!!!

24 lobinhos: uma alcateia exata
Olha a cara de fome do Rafa
Na parte da tarde, foram divididos em dois  grupos: enquanto um grupo montava um conjunto de quatro barracas, o outro grupo brincava. No sítio tinha uma casa da árvore inclusive com duas pontes. Os lobinhos brincavam nesse território e trepavam nas árvores. Depois os grupos se revezaram.

Brasil é assim mesmo: enquanto uns trabalham...
... tem até Chefe pendurado na casa da árvore
É só aventura
Pé-de-Lobinho

Oito barracas montadas
Uma vista do acampamento

Em seguida foi aplicado o jogo Caça Bandeira. Primeiro foram divididos em dois grupos, dentro de um campo. Assim que eles assimilaram as regras, o jogo ganhou maiores dimensões: cada tribo tinha que defender sua bandeira, e a área valia o sítio inteiro. OS LOBINHOS AMARAM ESSE JOGO. Por eles, ficavam brincando disso o fim de semana inteiro.

Após o lanche, os lobinhos foram conduzidos para uma pista de obstáculos, montada com cordas, rampa e o circuito entrava numa área bem fechada e escura. Primeiro os lobinhos, individualmente, passaram no circuito explorando os obstáculos. Depois foi realizada uma corrida, onde foi cronometrado o tempo de cada lobo. Os lobos mais rápidos foram a Gabrielle, Gabriel e Celine, todos com menos de 30 segundos.




















Já chegando o final da tarde, os Chefes prepararam uma das brincadeiras que os lobos mais gostam: escorregar na lona. Essa atividade foi escolhida no jogo democrático realizado em 10/03. Os lobos brincaram de escorregar, e também serviu para organizar o banho.

Parque Aquático montado
Instruções sobre segurança
A folia está feita

Só nas acrobacias
Não é cara de choro
Fila molhada
O jantar foi preparado pela mãe da Brieli: um risoto fantástico. O que teve de lobo que repetiu mais de duas vezes, foi de dar medo.

"Visão noturna" do acampamento

Depois do jantar, a Flor Vermelha com o tema do acampamento. Antes de dormir, os lobinhos tiveram uma tarefa: avaliaram os pontos fortes e fracos dos acampamento. O difícil foram citar os pontos fracos, pois para eles tudo estava dez.

No sábado de manhã, após o café, foi realizado um culto em uma área do sítio que eles não haviam explorado ainda, no meio do bambuzal.

Depois do culto, os lobos "arrumaram" as suas mochilas e desarmaram as barracas, e fizeram um pente fino para recolher do gramado tudo aquilo que não pertencia antes de chegarmos no local.

Após o trabalho, um jogo clássico que eles amam, que chamamos de Bandar-Log Ladrão

Em seguida fizeram uma atividade espiritual "Quadro da Criação de Deus": Os lobos receberam uma moldura e escolheram o que acharam mais belo da Criação para emoldurar. Foram tiradas fotos dessa moldura, e após observar suas escolhas, eles agradeceram.





Foram realizadas mais dois objetivos da IMMA (concluindo assim a aplicação de todos os objetivos no ano): 
  • Objetivo 4: as melhores práticas ambientais devem ser utilizadas. Foi realizado um jogo de passar a bolinha. Cada um devia dizer uma ação boa ou ruim em relação à natureza, sem repetir o que os outros lobinhos já disseram.
  • Objetivo 5: a humanidade deve estar preparada para responder os desastres ambientais e catástrofes naturais. Primeiro foi feito um jogo da memória com imagens de desastres e catástrofes. Depois, nas costas de cada um foi colada uma dessas imagens. Com perguntas a outros lobinhos, tinham que descobrir qual era imagem das suas costas.
Jogo da Memória das Catástrofes e Desastres
Com isso, praticamente metade da alcateia conclui a IMMA. Em breve serão entregues os distintivos.

Por último, os lobinhos visitaram a exposição montada com as peças confeccionadas no dia anterior.

Exposição Asteca e Maia
Exposição Indígena Brasileira
Exposição Inca
Durante todo o acampamento, nos intervalos, eram juntadas as tribos e feitas avaliações do comportamento dos lobinhos. Conforme a avaliação, cada cacique da tribo (que era um lobinho eleito como primo dentro da tribo), recebia um anel da Akelá que era adicionado ao seu colar. Também aconteceu da Akelá tirar anéis da tribo. A tribo que juntou mais anéis foram os maias. Um "Bravo, Bravíssimo" para essa tribo, que deu exemplo para os demais.

O almoço foi galeto, arroz e purê de batata. Os mestres-cucas foram o pai do Lucas Sievert, a mãe da Thaisa e a mãe do Gabriel Bonatto.

Última refeição do acampamento, com aquele aperto
no coraçãoque podia durar mais um dia
Um agradecimento do fundo do coração ao Sr. Harry, sua esposa e filho, proprietários do sítio, que abriram as portas para essa indiarada. Também nossos sinceros agradecimentos aos pais que deram a força no preparo das refeições, para a chefia poder se concentrar nas atividades dos lobinhos. Vocês nem imaginam como foi imprescindível essa ajuda.

3 comentários:

  1. Excelente trabalho, que bacana essas atividades! Parabéns a chefia.

    ResponderExcluir
  2. Que acampamento caprichado, minhas congratualações a chefia.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal mesmo! A Luíza adorou!!... Acredito que todos os lobinhos amaram!!!! Parabéns a todos os chefes pelo excelente trabalho, pelo carinho, empenho e dedicação sempre!!!

    ResponderExcluir