quinta-feira, 31 de maio de 2012

19/05/2012

As atividades dessa seção foram direcionadas à conscientização ecológica.

O primeiro jogo foi o Ataque I do Monstro da Devastação, baseado em um jogo do Jota Lobo, no Jogo Noturno do último acantonamento.

O jogo: Demarca-se um grande campo. Cada lobo retira uma ficha que pode representar água, fogo, plantas, animais e monstro da devastação. Não podem mostrar as fichas inicialmente. Jogo de pega-pega. A água consegue pegar o fogo. O fogo as plantas. As plantas a água. O monstro pega os animais. Mas os animais podem usar como pique as plantas. Se o fogo pegar uma planta, os animais que estiverem grudados também morrem. À medida que for sendo pego, sai do jogo, agrupando-se de acordo com o seu tipo. É um jogo rápido (vão se confundir na primeira partida). Pode ser jogado mais de uma vez. 1 monstro. 4 fogo. 4 águas. 11 plantas. 10 animais.

Pós-Jogo: primeiro paramos para ver quem sobrou no jogo. E para surpresa deles, o Monstro e o Fogo !!! Discutimos sobre esse final e a dependência das plantas e da água pelos animais (inclusive do homem) para sobrevivência.

O segundo jogo foi para atender o objetivo 3 da IMMA: O risco de substâncias perigosas para a população e para o ambiente deve ser minimizado, e a atividade seguiu conforme o Guia. Os lobos que participaram dessa atividade foram:

O terceiro jogo foi o Ataque II do Monstro da Devastação, também baseado em um jogo do Jota Lobo. 

O jogo: Demarca-se um grande campo quadrado, com quatro bases, uma em cada ponta. Demarca-se uma área no centro do quadrado. Uma matilha representa os animais silvestres, outra os animais domésticos, outra as árvores e por último os monstros da devastação (a matilha com menos lobos). Toda vez que for dito o nome de um tipo da matilha (por exemplo, urso, jacaré, para animais silvestres; cachorro, gato, para animais domésticos; jaboticabeira, limoeiro para árvores), essa matilha deve ficar ir ao centro. Quando o Chefe disser outro tipo, a matilha do centro deve correr para a sua base, e a outra matilha que acabou de ser chamada precisa ser o pegador. Aqueles que conseguir pegar, viram para sua matilha. Se for chamado o monstro, os que forem pegos, ficam fora do jogo.

Pós-Jogo: foi discutido sobre a caça predatória e quem representa o monstro nessa história.

Após o lanche, foram apresentadas as folhas resultantes da atividade da IMMA no Acampamento do Grupo e discutidas se o que foi capturado era poluição ou poeira.

Para finalizar, a promessa do lobinho Gabriel Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário