terça-feira, 30 de agosto de 2011

27/08/2011

Primeiramente, assistam um vídeo da Alcateia fazendo a Dança da Pipoca, que foi gravada no Bivaque do Warnow.


A seção do dia 27/8 contou com apresentação de dois lobinhos para as suas especialidades. O lobinho Matheus apresentou sua coleção de Hot Wheels (mais de 100) e contou a história da empresa.




O lobinho Raithan contou como ele produziu seu tabuleiro de xadrez com material reciclável.



A Chefe Kaa anunciou os resultados do requisito do som, para a especialidade de Rastreador.

Os lobinhos cantaram, fizeram mais uma vez a Dança da Pipoca (e bem melhor - mas não filmamos - em breve mostraremos uma nova versão) e realizaram um jogo.




domingo, 21 de agosto de 2011

20/08/2011 - Bivaque no Warnow

Após uma semana de muitas expectativas em relação ao tempo, fomos agraciados com um céu de anil.

8:30 estávamos todos reunidos na sede, e a primeira atividade foi a criação de matilhas para essa atividade. Com quatro cores (azul, amarela, verde e vermelha) diferentes de lenço, chamando os lobinhos de quatro em quatro, por ordem de idade, sorteamos qual cor cada um deles pertenceria. Depois da divisão, deixamos que cada matilha selecionasse os seus primos. O resultado foi que cada matilha escolheu seu lobo mais velho para serem liderados.

As matilhas ficaram assim:
  • azul: Vinicius Franke, Gustavo, Vinicius, Vitor e Ruan
  • amarela: Bruno, Gabriele, Gabriel e Matheus
  • verde: Raithan, Heloisa, Celine e Evelin
  • vermelha: Bruce, Gabriel, Nicole e Rayssa.

Abaixo a foto da Alcateia antes de partirmos para uma caminhada de 10 minutos até a rodoviária.


Quando chegamos na rodoviária, cada um dos primos recebeu uma carta-prego sobre a atividade que chamamos de "Kim da Viagem". Nessa carta estavam 10 perguntas que exigiam aos lobinhos prestarem atenção na viagem. As perguntas seriam respondidas quando chegássemos ao Warnow. Cada matilha montou sua própria estratégia para se organizarem no ônibus e não perderem os detalhes da viagem. Fizemos uma viagem de 15 minutos em um ônibus circular.





No Warnow nossa base foi o Salão da Igreja Evangélica Luterana de Indaial. Queremos deixar aqui registrado um agradecimento especial ao Sr. Rogério Loes que nos cedeu gentilmente o local para nossas atividades.

Os lobinhos largaram as mochilas, cantamos uma música (Olaria de Deus) e fizemos um lanche que cada um trouxe. Enquanto isso, foram entregues uma caneta para cada matilha para que eles reunissem as respostas do "Kim da Viagem" e anotassem na própria carta-prego.



Depois do lanche, a cada primo foi entregue uma nova carta-prego. A atividade agora era um Caça-Tesouro onde cada matilha iria acompanhada de um Chefe e uma câmera digital para procurar moradores que tivessem um dos itens da carta: horta, árvore frutífera, criar algum animal comestível, duas bicicletas, Fusca, bíblia que não fosse em português, panela de barro, camisa de time de futebol, estátua de jardim ou um morador que seu nome inicie por "G". Os Chefes tiveram a responsabilidade de fotografar a matilha com o item ou com o morador. Os lobinhos foram muito bem recebidos pelos moradores do bairro. Na volta todas as matilhas tiveram várias histórias divertidas sobre as situações engraçadas vivenciadas com essa experiência. Algumas fotos são exibidas a seguir.


























Hora do almoço, o Baloo organizou com alguns lobinhos para assar linguicinhas. Enquanto elas estavam no fogo, Akelá passou aos lobinhos alguns ensinamentos sobre Segurança e Prevenção contra o Crime, preparando-os para essas especialidades.


O almoço foi servido pãozinho com linguicinha. Depois fizemos uma seção com as fotos que os Chefes bateram para que os lobinhos contassem como foi a experiência da Caça-Tesouro.

Depois do bate-papo, começamos os jogos. Enquanto, Akelá, Bagheera e Baloo organizavam a divisão das tarefas para os jogos, para fazer um aquecimento Kaa fez a Dança da Pipoca com os lobinhos (em breve o vídeo vai para o YouTube).

Os dois primeiros jogos foram para criar um espírito de união em cada uma das matilhas: no primeiro, duas matilhas ficavam em pé sobre um banco, cada numa das extremidades. O objetivo é que as matilhas fossem para outra extremidade sem cair qualquer lobinho do banco. Se as duas matilhas conseguissem fazer isso, ambas pontuariam. Para nossa surpresa, os dois pares de matilha conseguiram fazer a travessia.

No segundo jogo, foi colocado uma folha de jornal para cada matilha e eles tinham 10 segundos para todos caberem sobre a folha. Na primeira rodada as matilhas conseguiram. Na segunda rodada a folha de jornal foi dobrada ao meio, reduzindo a área, e novamente cada matilha tinha 10 segundos para colocarem todos os lobinhos sobre a folha. Nenhuma matilha conseguiu na segunda rodada.


O terceiro jogo foi um revezamento do Alfabeto. Os lobinhos tinham que preencher uma folha com o nome de objetos, um para cada letra do Alfabeto.


O quarto jogo também foi um revezamento, em uma pista com cordas: na ida eles precisavam rastejar e na volta pular sobre as cordas.




O quinto jogo se chama "Kim Roubado" e não deu certo: houve muita discussão dentro das matilhas para decidirem quem seria o policial e o ladrão. Havia chance para todos passarem por ambos os papéis, mas eles não se entenderam. Para dar uma relaxada e voltar a união nas equipes, fizemos o "Lego lego muji" (a preferida do Baloo).

O sexto jogo se chama "Ameba", que é um jogo de pega-pega onde o pegador se junta ao pegado até que a corrente forme 4 crianças. Nesse instante, a corrente se divide em duas (a ameba se divide) e o jogo vai prosseguindo até sobrarem só quatro. Cada sobrevivente conta um ponto para sua matilha.


O último jogo foi a "Trilha do Papel-Pedra-Tesoura", que nos surpreendeu como os lobinhos adoraram essa brincadeira.



Chegado o horário de pegarmos o ônibus de volta, os lobinhos organizaram suas mochilas, botaram seus trajes e caminhamos até o ponto de ônibus. No ponto de ônibus Bagheera chamou a atenção para o comportamento dos lobinhos, tanto nos bons exemplos quanto daqueles que se esqueceram do cumprimento da Promessa e das Leis do Lobinho.

Ela também anunciou a colocação das equipes: 1o - Verde; 2o - Azul; 3o - Amarela e 4o - Vermelha. A Alcateia fará um distintivo para comemorar esse bivaque, e haverá diferença no pano de fundo para diferenciar a colocação de cada matilha.