quarta-feira, 16 de novembro de 2011

12/11/2011 - Atividades com a Tropa Escoteira

No dia 12/11 o Grupo estava entregue aos Assistentes (KKKK). A Chefia dos três primeiros ramos estavam fazendo seu Curso Avançado (ficávamos imaginando nesse tempinho feio e chuvoso, e eles acampados no Rio Vermelho).

Como fim de semana de feriadão, o contingente de jovens estava bem baixo, realizamos uma atividade conjunta entre os ramos Lobo e Escoteiro.

Para quebrar o gelo (dos escoteiros) a Chefe Kaa organizou uma roda de canções. A roda foi intercalada por um escoteiro e um lobo. Os escoteiros estavam bem acanhados no começo mas logo se soltaram.




Os jovens foram divididos em quatro patrulhas (misturando lobos e escoteiros). Fomos ao campo para as três atividades previstas:

1. Jogo do Pegador Secreto: nesse jogo de pega-pega, cada jovem recebe um bilhete escrito fogo, animal, planta ou água, e não deve revelar a ninguém. Quando o jogo começa, quando dois se pegarem, eles devem se identificar. O fogo ganha do animal e da planta. O animal ganha da planta. A planta ganha da água. A água ganha do fogo. Quem for pego, sai do campo. O jogador para ser bem sucedido precisa ser observador para reparar os contatos entre os outros jogadores,  memorizar esses contatos e seus e raciocinar sobre quem ele deve seguir e fugir.

Foram feitas três variações do jogo: na primeira quem pegou fogo teve que se identificar para todos; na segunda, voltam ao jogo quando saiam cinco jovens; e na terceira variação, quem for pego permanece no jogo imóvel e agachado, e de acordo com seu tipo, levanta um braço, ou outro, ou ambos ou nenhum. Ele pode ser salvo pelo jogador de mesmo tipo.


 








 




2. Corrida dos Prendedores-de-Roupa: jogo de revezamento. Em cada dedo um prendedor de roupa. O jogador deve tirar do seu dedo e colocar no dedo do colega de trás. Quando tiver completo a mão, esse segundo faz o mesmo com o terceiro, e assim até terminar a fila.



3. Ilha das Moscas: são feitos dois círculos, um dentro do outro. O menor é a ilha e o externo é o lago. Na ilha ficam as moscas, no lago as cegonhas e do lado de fora os sapos. Os sapos só podem se mover pulando agachados. As cegonhas só podem se movimentar com um pé só. Os sapos precisam atravessar o lago sem serem pegos pelas cegonhas. As moscas pegas tomam o lugar dos sapos. Fizemos três rodadas, onde na última os chefes Baloo e Kaa (dos lobos), Eduardo e Walquiria (dos escoteiros) fizeram o papel de cegonha. Recomendação para jogar novamente: colocar bolinhas na ilha para representar as moscas; dar um tempo e verificar qual patrulha recolheu mais moscas.





Depois desses 90 minutos de atividades, os dois ramos foram fazer um lanchinho. Normalmente são só os lobos que fazem o lanche. Mas como tinha escoteira de aniversário (Estefani), organizamos um lanche conjunto. Além disso, a lobinha Evelin fez uma torta para a especialidade de Confeitaria.







Depois do lanche, os ramos foram separados, voltando cada com sua chefia. Nos lobos fizemos um jogo de desenvolvimento espiritual. Sempre nos incomodava a dificuldade em fazer atividades para essa área do desenvolvimento dos jovens. Encontramos um livro fantástico chamado "Games on Spiritual Development" (serve para todos os ramos). Aplicamos o jogo "O Gato e o Rato", e nos surpreendemos como os lobinhos curtiram essa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário